sábado

Educ@rtEspecial - Feira de Artesanato

Texto criado  a propósito da Feira de Artesanato subordinada ao tema "Não faz mal ser diferente", por ocasião da comemoração do Dia Internacional da Pessoa com deficiência, no âmbito do projecto Educ@rtEspecial.  
Graziela Sónia Cardoso, Dezembro de 2010
graziela.cardoso@aevst.com
Assessoria à Educação Especial 

O grupo de Educação Especial da EB2,3 S. Torcato, em reflexo da sua incessante preocupação em dotar os seus alunos das melhores competências para a sua integração na comunidade escolar e social, realizou, nos dias 2 e 3 de Dezembro, uma feira de artesanato, onde foram expostos e vendidos os trabalhos executados pelos alunos do atelier “Fazeres e Afazeres”, no âmbito do projecto Educ@rtEspecial.
Tal actividade, no âmbito do “Dia Internacional da Pessoa com Deficiência”, teve como escopo primordial promover uma maior compreensão dos assuntos relativos a deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade dos direitos e o bem-estar das pessoas. Ele foi instituído pela Nações Unidas em 1998.
Mas tal feira transcende esse objectivo primário, visando consciencializar a comunidade escolar para a necessidade de se atingir a igualdade na diferença, para que todos os jovens, por maiores que sejam as dificuldades, tenham direito à sua integração, a uma vida plena e feliz, preparando a agremiação para escudarem os petizes da intolerância e do preconceito presentes na sociedade moderna.
Todo o empenho e carinho colocado na preparação desta actividade logrou proporcionar à escola dois dias diferentes e divertidos, onde aqueles expuseram pratos elaborados com a técnica decoupage e craquelê, telas em mdf com aplicações diversas, caixas decorativas, um ebook e uma colecção de calendários ilustrados, tudo isto acompanhado de saborosas bolachas, é claro!
Como bem diz Bettelhem “só amar não basta”. Estes jovens, como todos, necessitam de uma família que os ame e que lute por eles, pelo seu direito a viver o melhor possível num mundo que é de todos. Esta iniciativa foi uma aproximação a essa realidade… por ora, para aqueles jovens, por um dia…pelo grupo de docência de Educação Especial, por toda uma vida.

Projecto: Educ@rtEspecial
Texto: Graziela Sónia Cardoso (Assessoria)
Imagens: Zaara Miranda Sousa (EMRC)



1 comentário:

José Fernandes disse...

A equipa a crescer...fabuloso!

José Fernandes