terça-feira

Notícia - Barragem de Caniçada e Vivapark

Texto criado  a propósito da Visita de Estudo à Barragem de Caniçada e VivaPark, a 18 de Maio de 2011, no âmbito do projecto "Comboio da Energia", de articulação entre o   projecto Educ@rtEspecial e o Programa Eco-Escolas.
Educ@rtEspecial
educespecial@aevst.com


No âmbito do programa Eco-Escolas, “Educ@rtEspecial, interpolada na Actividade Integradora “Campanha de sensibilização na promoção da Eficiência Energética” e como resposta às Questões Geradoras “Quais os recursos energéticos mais utilizados no Vale? Existem recursos de Energia renovável? Como promover a eficiência energética” o CEF OISI, Educação Especial e o 6º G realizaram, no passado dia 18 de Maio, uma visita de estudo à Barragem da Caniçada.
A barragem situa-se  no distrito de Braga, nos concelhos de Vieira do Minho e Terras de Bouro. Concluída em 1955, tem uma altura de 76m e um comprimento de coroamento de 246m, e é alimentada pelo rio Cavado. A sua albufeira estende-se por muitos quilómetros e é considerada uma das mais bonitas de Portugal.
À chegada, depois de uma viagem com atropelos e enganos, a animação e boa disposição eram visíveis.
 O contacto tinha sido previamente estabelecido, pelo que, de imediato, foram formados dois grupos, cada um com o seu guia (técnico de exploração).
A visita iniciou-se pela sala de comandos, onde foi esclarecido o seu funcionamento. De seguida, a visita à Central Hidroeléctrica decorreu a cerca de 130 metros de profundidade, percurso efectuado de elevador. A sensação foi de estranheza e provocou reacções em todos os jovens.
Já nas profundezas, dois geradores movidos pela força da água foram desvendados. Cada gerador tem a força de 42000 cavalos. Salienta-se que, de acordo com a informação fornecida pelo técnico, esta é considerada uma energia limpa, uma vez que a sua transformação não polui o ambiente.


 




















Esta visita foi de grande importância para os alunos, visto que aprenderam como se produz energia eléctrica, essencial para o quotidiano de todos os seres humanos, informação que complementa o estudo efectuado no âmbito do projecto “Comboio da Energia”, de articulação com o Programa Eco-Escolas.
Foi um dia marcado pela excelência da paisagem natural do norte do país, acrescentada pela obra do homem (barragem), que a todos deixou um secreto desejo de voltar.
De notar que as condições atmosféricas impediram o desenvolvimento das actividades radicais previstas para o recinto do VivaPark, para grande desilusão de todos os jovens. Ficou a promessa de voltar num dia com condições propícias!



19 de Maio de 2011
Educ@rtEspecial


1 comentário:

S.Torc "Arte" disse...

No rosto de cada "viajante" encontra-se a alegria, o brilho e a partilha de uma viagem absolutamente FANTÁSTICA!!!!