domingo

A Tecnologia na Educação Especial

Também nós - Educação Especial - teremos a nossa "Oficina TIC". No próximo ano, o Projecto de articulação da EB 2,3 de S. Torcato será uma realidade. Queira eu, queiramos nós, queira o Zé Fernandes e o Flávio!!! O importante é articular de forma construtiva, almejando uma escola (info)inclusiva, aquela de que se fala, de que se escreve, ...
Porque é através da participação em projectos e programas de (info)inclusão, específicos e adequados às necessidades dos indivíduos com necessidades educativas especiais (físicas, visuais, auditivas, mentais etc.), que se estabelece a condição fundamental para a construção democrática de uma escola/sociedade da informação verdadeiramente para todos, e para os quais as TIC podem representar a abertura de novos espaços de expressão e inserção social.
É relevante ressaltar que a Sociedade da Informação deve ser antes de tudo uma "sociedade para todos", e os cidadãos com necessidades especiais, para além de não poderem ficar excluídos, deverão usufruir de todas as oportunidades que as tecnologias da informação e comunicação oferecem para a sua plena integração na sociedade.
É preciso combater a exclusão digital, para que no futuro o mundo não esteja dividido entre os “ricos em informação” e os “pobres em informação”.








Sem comentários: