Sonhar, saber esperar, ...para concretizar uma ideia!
O projecto "Educ@rtEspecial" pode mesmo ser uma realidade, estando já em desenvolvimento um plano de acção nesta área de intervenção, na demanda da inclusão dos jovens com Necessidades Educativas Especiais, tendo em consideração que, se "para as pessoas sem deficiência, a tecnologia torna as coisas mais fáceis; para as pessoas com deficiência, a tecnologia torna as coisas possíveis" (Radabaugh, 1993).
Neste projecto pretende-se a articulação entre os Serviços de Educação Especial, os Sistemas de Informação e Comunicação (TIC) e o Ateliê de Artes plásticas, clamando ainda a colaboração da Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais (ADCL) na edição de imagens (vídeo e fotografia). A ideia é perspectivar o valor das artes e da tecnologias no processo educativo de jovens com limitações em variados domínios, enquanto ferramentas que promovem a literacia, pelo desenvolvimento da capacidade de comunicar e interpretar significados usando a linguagem dos sinais/símbolos, dos sons e das imagens, distintos em cada criança/jovem, o que permite, igualmente, o desenvolvimento de capacidades e competências funcionais e de aprendizagem ao longo da vida, na senda da autonomia conducente à verdadeira cidadania!
Neste projecto pretende-se a articulação entre os Serviços de Educação Especial, os Sistemas de Informação e Comunicação (TIC) e o Ateliê de Artes plásticas, clamando ainda a colaboração da Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais (ADCL) na edição de imagens (vídeo e fotografia). A ideia é perspectivar o valor das artes e da tecnologias no processo educativo de jovens com limitações em variados domínios, enquanto ferramentas que promovem a literacia, pelo desenvolvimento da capacidade de comunicar e interpretar significados usando a linguagem dos sinais/símbolos, dos sons e das imagens, distintos em cada criança/jovem, o que permite, igualmente, o desenvolvimento de capacidades e competências funcionais e de aprendizagem ao longo da vida, na senda da autonomia conducente à verdadeira cidadania!
Fig.1 - Projecto de articulação entre as estruturas envolvidas |
EQUIPA RESPONSÁVEL
Elemento da Equipa | Área de Intervenção |
Ana de Belém Baptista | Educação Especial |
Eugénia Pinto Vieira | Educação Social |
Flávio Costa | Tecnologias de Inf. e Comunicação |
José Alves Fernandes | Tecnologias de Inf. e Comunicação |
Maria Goretti Pinto | Educação Especial |
Maria Helena Borges Soeiro | Supervisão e Avaliação (SubDirecção) |
Outros colaboradores:
Nome | Área de Intervenção |
Graziela Sónia Cardoso | Assessoria LPO e Educação Especial |
Zaara Miranda de Sousa | Educação Moral e Religião Católica |
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